Hialino (cristalino, vítreo) - Definition. Was ist Hialino (cristalino, vítreo)
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist Hialino (cristalino, vítreo) - definition

Corpo vítreo; Humor Vítreo

Sólido vítreo         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO DA WIKIMEDIA
Vítrea; Vítreas; Vítreo; Rocha vítrea; Vidro (geologia); Material vítrico
Vítreo (do latim vitreum, "vidro") é a designação dada aos materiais sólidos cuja estrutura é amorfa, isto é, não tem a ordenação espacial das partículas constituintes que caracteriza um cristal. Os materiais vítreos são por vezes designados por vidros, embora na sua maioria sejam opacos e não se assemelhem aos normais vidros utilizados em janelas ou em louças.
Vítreo         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO DA WIKIMEDIA
Vítrea; Vítreas; Vítreo; Rocha vítrea; Vidro (geologia); Material vítrico
adj.
Relativo a vidro.
Feito de vidro.
Que tem a natureza ou aspecto do vidro.
Límpido, transparente.
(Lat. "vitreus")
vítreo         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO DA WIKIMEDIA
Vítrea; Vítreas; Vítreo; Rocha vítrea; Vidro (geologia); Material vítrico
adj (lat vitreu)
1 Relativo a vidro.
2 Feito de vidro.
3 Que tem a natureza do vidro.
4 Que tem aspecto ou aparência de vidro.
5 Transparente, claro, brilhante, límpido, espelhado como o vidro.
6 Diz-se da eletricidade que se desenvolve por meio da fricção do vidro com a lã.
7 Geol Diz-se da textura da rocha ou da massa fundamental que não apresenta elementos cristalinos
sm O mesmo que corpo vítreo.

Wikipedia

Humor vítreo

O humor vítreo, também conhecido por corpo vítreo do olho ou simplesmente por vítreo, é a substância gelatinosa e viscosa, formada por uma substância amorfa semilíquida, fibras e células, que se encontra no segmento posterior, entre o cristalino e a retina, sob pressão, de modo a manter a forma esférica do olho.

O humor aquoso é o líquido incolor, constituído por água (98%) e sais dissolvidos (2%) — predominantemente cloreto de sódio — que preenche as câmaras oculares (cavidade do olho, entre a córnea e o cristalino). O volume do vítreo é de 4 mL para o olho humano.

O Humor Vítreo é composto por substâncias hidrossolúveis e componente insolúvel (Proteína residual), além de ácido hialurônico, ácido ascórbico e láctico, glicose, lipídeos, albuminas, globulinas, aminoácidos (Glutamina e Histidina) e componentes inorgânicos; é mais viscoso que a água, devido a concentração de hialuronato de sódio, possui fibras de colágeno tipo II e podem ser encontradas células (Hialócitos) no córtex. Possui função estrutural a fim de manter o formato do olho e impedir o descolamento da retina. Algumas matrizes biológicas são utilizadas como alternativas para análises laboratoriais, principalmente em estudos de toxicologia forense, como em casos de corpos carbonizados, por exemplo. O humor vítreo representa uma dessas matrizes biológicas complementares, no entanto possui algumas desvantagens: pequeno volume, pequenas concentrações de drogas, necessita de técnicas mais sensíveis e há poucos estudos sobre sua análise. Contudo, ele possui vantagens importantes como a resistência a mudanças bioquímicas de decomposição, além de ser menos suscetível à contaminação bacteriana. A análise do Humor vítreo consiste na coleta de 2 a 4 mL por punção direta no globo ocular, este conteúdo será submetido a métodos analíticos que consigam determinar quais substâncias estão presentes e quantificar esses compostos, um dos métodos é o GS-MS (Cromatografia Gasosa Acoplada à Espectrometria de Massas) e o HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência). Os resultados laboratoriais devem ser rápidos, sensíveis e específicos para determinar certas substâncias. A quantificação dessas substâncias é de grande importância quando há ausência ou deterioração de outras matrizes. Frequentemente é analisado o etanol no humor vítreo para confirmação da ingestão deste. Analisa-se também a detecção de cocaína, opioides, diazepam, benzodiazepínicos, entre outros. A análise macroscópica vai determinar a opacidade do vítreo e a microscópica vai revelar presença de células atípicas ou achados patológicos. Alguns métodos utilizados em pesquisas para análise de Humor Vítreo: • Extração em fase sólida e HPLC- PAD; • HPLC com detector de Fluorescência para detecção de MDMA; MDEA e MDA em humor vítreo; • Metilenodioxi derivados (MDMA: N-metil-3,4- metilenodioximetanfetamina, MDA: 3,4-metilenodioxianfetamina e MDEA: N-etil-3,4-metilenodioxietilanfetamina); • Detecção de heroína, entre outros.